Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Blog dos professores cursistas


Rede de blogs dos participantes do curso:
http://quimicavirtual.blogspot.com/ - Tallys
http://jornalvirtual-bw.blogspot.com/ -Conceição
http://lab-projetos.blogspot.com/ - Gilvania
http://geovidaeduca.blogspot.com/ Otonilma
http://alunoescritor.blogspot.com/ - Luzia
http://presroosevelt.blogspot.com/ - Suzana
http://noticiaseducacionais.blogspot.com/ -Fátima
http://infojean.blogspot.com/ - Terezinha
http://historiaemovimento.blogspot.com/ - Fernandes Neres

Um comentário:

Netsuz disse...

O QUE TEM DE BOM EM PESQUISAR?
Por: Suzana Teixeira

Pesquisar nunca foi tão prático. Entretanto, há muita diversidade de arquivos na internet, fazendo com que, muitas vezes o usuário se perca no caminho. Ou, seja, a sua busca se torna cansativa pelo fato de se abrir um leque de informações e, por vezes, cansativo. Por isso as dicas a seguir são extremamente importantes para que isso não ocorra, principalmente nas escolas onde o horário das aulas é restrito.
Para ter acesso o arquivo em PDF, deve-se instalar o programa; para isso deve localizar um site de programas(baixaki) e baixar o programa. É importante observar que o dowload demora um pouco, mas deve ser completado.
Para pesquisar em HTML deve clicar no link em que está escrito “ver em HTML”. Se o objetivo é somente sites em PDF, deve-se proceder da seguinte maneira: assunto específico filetype:pdf e clicar, logo aparecerá documentos somente em pdf. Do mesmo modo deve ser se a opção for somente em DOC, ou seja, documento em word: assunto específico filetype:doc e clicar, logo aparecerá sites somente em doc. Para ser mais específico numa pesquisa deve-se colocar aspas no assunto, ex.: Educação indígena “no Brasil”filetype: pdf.
A vantagem em abrir o site em doc é a de ter total domínio de edição, se necessária for. A opção copiar = colar é mais prática, entretanto, é mais propensa a plágios de documentos importantes.
Diretórios: o que há de vantajoso em cada um?
Os sites de busca estão cada vez mais organizados a fim de que o internauta tenha mais facilidade e comodidade na procura. Os principais sites de busca em questão são o Yahoo e o GigaBusca, em que ambos têm algo em comum, mas diferem em muitos aspectos. O diretório do Yahoo é organizado pó assunto, mas de forma aleatória; ou seja, presume-se que a organização seja por ordem de importância. Nele, o internauta deverá ter mais rapidez, uma vez que não disponibiliza entretenimento, ou seja, é mais objetivo. As categorias são detalhadas com mais opções; por exemplo: O assunto EDUCAÇÃO mostra os sub assuntos: escolas, idiomas, universidades. No diretório do GigaBusca os assuntos também são organizados aleatoriamente, porém, percebe-se uma interatividade bem mais dinâmica. A página também apresenta um desigh alegre e chamativo, motivador. O risco(ou não), é que o internauta pode fugir do objetivo principal, uma vez que poderá se entreter com as enquetes, as propagandas e demais janelas que aparecem de modo interativo. As categorias são organizadas por ordem alfabética e são mais detalhadas. Há também uma janela dinâmica com os principais sites, ou os mais evidentes no momento. Para diferir ambos os diretórios, observa-se, por exemplo, o assunto EDUCAÇÃO=ESCOLAS. No GigaBusca encontramos 188 opções de escolas; enquanto que no Yahoo, há somente 85. Na categoria CONCURSOS há uma diversidade do site do GigaBusca, enquanto no Yahoo não há essa opção.
Busca por notícias
Na máquina de busca Google News http://news.google.com/ Google News (Google Notícias nas versões em português) é um serviço do Google que permite a visualização e a busca de notícias na internet. O grande diferencial do Google News é que as notícias apresentadas em sua página não são escolhidas e organizadas por editores humanos, mas sim através de um algoritmo, que leva em conta, dentre outros fatores, o número de vezes em que determinada notícia aparece e em quais sites ela aparece. As notícias são atualizadas periodicamente. Para empreender a busca, é importante especificar o assunto, utilizando “aspas” para ser mais especifico ainda. Depois é só se utilizar da informação como quiser. É fundamental, porém, em se tratando de notícias, registrar o nome do jornal ou revista, ou portal, com a devida data de acesso.