Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Leitura dos textos



Atividade: Leitura dos textos:
Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia de Alex Fernando Teixeira Primo e Raquel da Cunha Recuero e Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa de Maria de Fátima Franco para comentar sobre as seguintes questões:
1. O que você entende por hipertexto cooperativo?

2. Como os blogs pedagógicos facilitam a produção coletiva e propiciam a construção de conhecimentos dos alunos?


3. Qual o potencial pedagógico dos blogs? Cite exemplos.
Aproveite e registre seus comentários sobre os textos propostos!!!

6 comentários:

Gilvaniadmc disse...

Trabalhar com blog dentro do processo de Ensino e aprendizagem nos permite,enquanto educadores, levar o aluno a deixar de ser um mero consumidor de informações, na medida em ele passa a produzir conhecimentos,sentindo-se sujeito nesse processo.

ESCOLA ESTADUAL BERILO WANDERLEY disse...

Hipertexto Cooperativo.
Todos compartilham a invenção do texto comum à medida que exercem e recebem impacto do grupo.
Todos colaboradores tem o direito de escrever e reescrever qualquer produção de texto.

Produção Coletiva e Construção de Conhecimentos dos alunos.
È importante salientar, que o professor é um mediador do conhecimento, cabe ao professor descobrir os espaços de interesses ( conteúdos que despertem a atenção) dos grupos de alunos, viabilizando a troca de conhecimentos.

Potencial pedagógico dos Blogs.
Ferramenta interativa bastante dinâmica, pois possibilita trabalhar diversos conteúdos, de várias formas, permitindo ao aluno expressar suas próprias idéias com livre participação, além de socializar seus conhecimentos.

Gilvaniadmc disse...

O hipertexto cooperativo é importante na medida em que quebra a linearidade dos textos convencionais.

Otonilma Pimenta disse...

Fixa o conteúdo trabalhado com uma possibilidade enriquecedora de ter em discussão o mesmo assunto sobre várias interpretações. A troca de idéias e experiências faz deste recursos um multiplicador do saber, ao mesmo tempo que o próprio estímulo do processo educativo pela vontade que tem aluno e professor de dominar a máquina. Eis o desafio.

Otonilma Pimenta disse...

O uso de blog na educação é uma forma de dinamizar o estudo e promover a inclusão digital.
Hipertexto é uma construção compartilhada que propícia troca de experiências e reafirmar coletivamente o crescimento cultural de todos envolvidos no processo educativo. O papel do professor nesta modalidade de estudo é a responsabilidade pela coordenação do processo.

Unknown disse...

Olá Eunice,

Você está de parabéns!! Seu blog está muito bom. Com certeza vou aparecer outras vezes por aqui.

beijos,
Renata.