Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Banco de Projetos

A ideia da atividade é a construir coletivamente um banco de projetos, por meio de relato de experiências sobre o desenvolvimento de projetos nas quais os professores tenham participado ou sabem que foram realizadas no contexto da escola ou mais especificamente no trabalho de sala de aula.
Cada projeto deve ser realizado conforme roteiro:

1.Nome do cursista:
2.Identificação do local: nome da escola, série, número de alunos, número de professores, áreas de conhecimentos, outros participantes envolvidos.
3. Título do projeto
4.Características do Projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos)
5. Descrição geral
6. Tecnologias utilizadas
7. Comentários
8. Referência (se o projeto estiver publicado)

TRABALHOS REALIZADOS PELOS CURSISTAS



quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projeto e suas características

Todo projeto é interdisciplinar?É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Reflita sobre as questões e debata com os colegas argumentando suas ideias considerando as leituras feitas e suas experiências.

Ler a entrevista intitulada Como se trabalha com Projeto feita com a Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na Revista TVEscola.

Considerações dos colegas no Fórum “Projeto e suas características”

sábado, 17 de julho de 2010

Eixo 1 - Projetos

Clique abaixo para acessar o Eixo 1 - PROJETOS, do curso de Elaboração de Projetos:


Atividade-1.1 Meu projeto pessoal/profissional

É comuns que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando à concretização de um ideal. Nesta atividade, os professores foram convidados a fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma.
Algumas atividades realizadas pelos professores do curso:




Atividade-1.2 – Diálogo teórico
Dálogo teórico

Objetivo:

Escolha um dos teóricos apresentados na tela da linha do tempo e faça uma leitura mais detalhada do texto indicado ou em outro que tenha acesso e seja de sua preferência. Destaque um aspecto que considera importante para o trabalho por projeto. Compartilhe com os colegas as suas considerações. Leia as contribuições dos colegas, observando e analisando dentre os aspectos destacados, as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto.
Algumas contribuições do forum do eproinfo.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Elaboração de Projetos

Objetivos:
Desenvolver atividades que integram as dimensões, metodologicas e práticas para que professores e getores escolares possam:

  • Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula:

  • Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito-histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);

  • Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;

  • Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC).
PROPOSTA CURRICULAR DESENVOLVE-SE COM BASE:
  • Na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias;
  • Na realidade da escola;
  • No contexto da sala de aula;
  • Na reflexão sobre a prática com a integração das TIC;
  • No currículo das distintas áreas de conhecimento.
O curso está dividido em três eixos conceituais:

Dinâmica

Dinâmica para levantar conhecimentos prévios dos professores-cursistas, informações sobre o que entendem por projeto.
Por exemplo, cada participante deverá registrar o que endente por projeto e os demais complementam a definição no Google Docs. Essas anotações contitui uma produção textual coletiva.
Para refletir sobre Projeto de vida, acesse o texto do Professor Nilson José Machado